sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Precisamos falar sobre a Agenda Homo... Sapiens!

Já faz algum tempo que estou imerso no meio literário, mas nenhuma literatura me abriu tanto os olhos quanto Simon vs. A agenda homo sapiens. E eu não falo porque o protagonista do livro é gay, isso é apenas um detalhe do personagem, assim como a cor do seu cabelo. O que mais me impressiona é que a autora, Becky Albertalli, mostra como estamos presos a um estereótipo branco e heterossexual na literatura.

Isso fica muito claro quando somos apresentados a uma das melhores amigas de Simon, Abby, e eu automaticamente criei a imagem de uma menina branca e loira e me surpreendi quando a autora descreve a personagem como negra. Mas aí está a questão: por que eu fiquei surpreso se ser negro também é normal? 

Resumindo o livro em um parágrafo: temos a história de Simon, um jovem de 17 anos que está apaixonado por Blue, um menino que troca e-mails, mas não sabe quem é, apenas que estuda na mesma escola. No livro acompanhamos o processo de Simon se aceitar como gay e começar contar para seus amigos e família e como ele enfrenta as diversas reações das pessoas, inclusive as homofóbicas.

A melhor parte do livro, sem sombra de dúvidas, é a troca de e-mails entre Simon e Blue. É nessa hora que percebemos o quanto nossa sociedade é estranha e desigual. Em um desses e-mails o Simon questiona porquê ele tem que se assumir gay e os outros não precisam se assumir hétero. Quando blue o cita sobre a agenda homossexual, o Simon corrige para agenda homo sapiens.
Blue: “É mesmo muito irritante que hétero (e branco, diga-se de passagem) seja o normal e que as pessoas não precisam pensar sobre sua identidade sejam só aquelas que se encaixam nesse molde. Os héteros deviam mesmo ter que sair do armário, e quanto mais constrangedor fosse, melhor. O constrangimento deveria ser obrigatório. Seria essa a nossa versão da Agenda Homossexual? ”
Simon: “Agenda Homossexual? Não sei. Acho que está mais para Agenda Homo Sapiens. A questão é exatamente essa, né?”
Fiquei curioso e fui pesquisar o que seria a agenda homossexual. Para quem não sabia, assim como eu, a agenda homossexual, ou agenda gay, é uma maneira pejorativa dos cristãos conservadores criticarem os homossexuais e lutarem contra esses “pecadores”, como eles os chamam. Quando o Simon corrige para Agenda Homo Sapiens, na minha cabeça fez todo sentido. Afinal, o mal está na sociedade. A sociedade que oprime, que machuca, que dita o que é certo através apenas dos seus ideais (naturalmente, ideais brancos, machistas, homofóbicos, racistas).

Recomendo demais a leitura de Simon vs. A agenda homo sapiens para que possamos, sim, conversar sobre a agenda homo sapiens e, quem sabe assim, abrir os olhos e sair da caixinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário